segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Cronograma Capilar

Olá, como vocês estão?? Eu estou muito bem!

O assunto de hoje é cabelo, bom quando resolvi que iria voltar com o meu cabelo natural comecei uma serie de pesquisas para saber como poderia amenizar o processo e como deveria cuidar do meu cabelo e encontrei o "Cronograma Capilar" que é simplesmente uma rotina de cuidados de devemos ter com o cabelo usando produtos específico na ordem correta. O Cronograma pode ser feito nos cabelos com química, mas também e indicado pros cabelos "virgens" porque os cuidados são básicos que todo mundo deviria ter com o cabelo.  O cronograma recupera os fios deixando o cabelo mais saudável.

Para fica adepta do Cronograma você vai precisar de paciência para ver os resultados, tempo para cuidar do cabelo e disciplina porque naqueles dias de frio ou preguiça precisa ter coragem pra cuidar do cabelo. Bom consiste em três etapas Hidratação, Nutrição e Reconstrução, fiz uma tabelinha pra vocês entenderem como eu faço.


Você pode adaptar o Cronograma com os dias que você tem para cuidar do seu cabelo, se o seu cabelo já é bem hidratado não tem necessidade de hidratar duas vezes na semana, se o seu cabelo precisa de nutrição pode colocar duas nutrições e uma reconstrução no final do mês, ai você vai deixando o cronograma adequado para o seu cabelo, tempo e dinheiro. No meu caso eu faço duas hidratações na semana porque na Quarta lavo o cabelo com Shampoo Anti Resíduo, então na sexta preciso hidratar de novo porque meu cabelo fica bem ressecado.

Cada mascara tem uma "função" especifica, mas algumas tem componentes de todas as etapas, pode ser utilizadas também, mas para etapa de Nutrição e Reconstrução acho que deve ser utilizado máscaras ou outro produto mais especifico para o resultado seja melhor.

Hidratação

A Hidratação e responsável pela reposição hídrica ou seja ela vai repor a água perdida no nosso cabelo, dando um efeito de maciez, maleabilidade, leveza e suavidade aos fios.
Componentes da máscaras hidratantes: Panthenol, Aloe vera, vitaminas, bepantol, mel, extratos vegetais, silicones, vitaminas, proteínas hidrolisadas, entre outros..

Produtos que utilizo para Hidratação.

Como falei ali em cima tenho essa máscara da Novex que tem 12 ativos em 1 que tem componentes para reconstrução, nutrição e hidratação, então utilizo ela quando lavo os cabelos com Shampoo Anti Resíduos, porque com o cabelo fica com as cutículas bem abertas faço uma ULTRA hidratação. A máscara da Elséve que já esta quase acabando eu uso no segundo dia de hidratação (logo sai resenha!), a Quina Rosa da Haskell ela reduz muuito o volume então as uso ela depois da reconstrução ou da nutrição e a da Head e Shoulders ainda não usei comprei pra substituir a da Elséve.

Nutrição

A Nutrição é responsável pela reposição da oleosidade, como todo mundo sabe a oleosidade dos cabelos cacheados não chega até as pontas então essa etapa é essencial. A nutrição devolve a oleosidade do cabelo, reduzindo o frizz e dá brilho.
Componentes de máscaras nutritivas: Óleos e/ou manteigas vegetais (óleo de argan, manteiga de karité), cerâmidas.


 Pode ser utilização máscaras nutritivas com manteigas e óleos na sua composição ou pode ser feita uma Umectação apenas com óleo vegetal. Nessa etapa eu faço a Umectação com esse óleo de coco da Niely, depois eu faço um post explicando como eu faço.

Reconstrução

A Reconstrução tem a função de fortalecer o fio, agindo contra quebra  e a queda, repondo as proteínas no cabelo. 
Componentes de máscaras reconstrutivas: Queratina, Cisteína, prolina, arginina, colágeno


No caso da reconstrução você pode utilizar tanto máscaras com os componentes a cima ou pode fazer uma Queratinização com queratina líquida, é o que eu faço e acho que o resultado é muito bom. Depois também faço um post explicando como que eu faço a queratinização.

Para não ter que gasta comprando uma máscara para cada etapa, substituir a máscara nutritiva pelo óleo de coco e a máscara de reconstrução pela queratina líquida.

Espero que vocês tenham gostado do post! Logo logo vai ter resenha de todos os produtos e post de com que eu faço cada etapa!


Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...